QUANDO UM INDESEJÁVEL BREU DÁ LUGAR A UM ALVOR CHEIO DE LUZ


E quando tudo parecia sem solução, naquele dia cinzento em que a velhinha, abandonada pela família, seria deixada num lar de idosos, fez-se luz na mente de uma esquecida neta que havia sido institucionalizada quando criança. Sabendo do acontecimento, prestes a ser materializado, a jovem meteu pés ao caminho e foi ao encontro da avó, disposta a fazer-lhe uma proposta. O inesperado acontecimento poderia apagar a mágoa que estava a pesar na avó, havia já alguns meses, pela triste perspectiva de ser entregue, como um fardo, aos cuidados não sabia de quem, nem onde. Iria passar a estar algures, onde nada era seu. No seu humilde cantinho olhava pelas suas plantas, sabia onde estava tudo. No lar para onde iria... quase tudo era de todos. 

A neta recordava o quanto sofreu no dia inesquecível em que foi abandonada pela família e entregue a uma instituição. Isso agitou-lhe a alma. Não, ela não podia deixar que isso acontecesse à avó, e decidiu meter pés ao caminho para ir ao encontro dela e fazer-lhe a proposta de viverem juntas. Ela poderia transcorrer ainda alguns anos de felicidade, apoiada no seu amor e, talvez, acabarem as duas por descobrir respostas que iriam ajudar ambas a diluir traumas do passado.

A proposta foi recebida com imensa surpresa e tanta, tanta alegria. Dito e feito, avó e neta passaram de um passado cor de breu, a um alvor cheio de luz e de esperança. Não saberei por quantos anos se manteve essa felicidade, mas não importa, desde que tivessem sido suficientes para que  nesse desconhecido tempo, todos os maus traços de um passado indesejável, mas infelizmente demasiado comum, deixassem de perturbar-lhes a alma.

2022-09-19
Imagem: Mathias Reding