As leis devem ser cumpridas! São duras, mas não faz mal, se com justiça criadas e com justiça cumpridas por toda a gente, em geral.
Porém, há casos chocantes, tanto nas mal concebidas, como nas mal respeitadas. Vejamos só este caso: as taxas que nós pagamos dentro de assaz curto prazo.
Quando um pobre ser, coitado, tem um precalço na vida e vê-se, então, condenado a não poder liquidar todas as contas do mês... seu sossego... era uma vez!
Por qualquer valor em débito, nem que sejam poucos euros, penhoram-lhe a própria casa e o salário que tem, em tempo record. Pois bem...
Se, no entanto, um ministro ou outro VIP qualquer, que tenha um certo poder, cometer um acto-crime que lese gente em geral, será também condenado.
Contudo, o tempo que leva a resolver o seu caso dá-lhe tempo para girar os seus bens noutro nome... ou até divorciar-se. Esse, nunca morre à fome, podemos ter a certeza!
O tempo que vai levar o seu caso a resolver "dá pano para muita manga", enquanto o pobre, impotente, fica doente... e de tanga!
O que tiver — pouco ou nada — não precisa desse tempo e, com a casa penhorada, só poderá ir pensando onde meter a família. Porque até mesmo a mobília, que comprou sacrificado, sumiu para ir pagando aquilo que deve ao Estado.
Pode, bons anos depois, o VIP vir a ser preso, mas, raramente indefeso, terá sempre gentil oferta duma alternativa aberta por um qualquer “bom amigo”.
Pois é com pesar que digo: há leis no nosso país que não cortam males pela raiz.