Procuro um canal televisivo português com programas variados e homogéneos entre si, isentos da eterna e obsessiva luta por audiências, num país onde as exigências já se revelaram diferentes do que aprecio: simplicidade, qualidade, variedade e nível cultural elevado.
De ver programas completamente carentes de qualidade, já estará muita gente cheia, e se os seus programadores necessitam, como é perfeitamente óbvio, de recorrer aos anúncios como fonte de receita, seria bom que descobrissem criadores de uma publicidade que os torne leves ou até divertidos e não massacrantes. Uma ponta de humor seria muito apreciada, o que vejo raramente acontecer.
Lamento dizer o seguinte: quando, nos tempos livres, busco um programa de televisão, vou sempre cair na RTP 3, porque, pelo menos ali, vejo coisas de interesse e apresentadores de grande nível, com uma discreta elegância, genuína simpatia e comedidas atitudes. Não, não estou a afirmar que é o melhor canal televisivo, mas é o único onde encontro aquilo que desejo ver, sem causar-me stress com gargalhadas despropositadas, e/ou atitudes menos adequadas a um bom apresentador. Excluo aqui, com todo o respeito, os bons elementos, merecedores do meu profundo apreço. Lamento apenas a mistura que muitas vezes se verifica, prejudicando-os.
Certamente que muita gente se sentirá revoltada com esta minha transparência – se ler o que estou a publicar. Contudo, prezo e respeito muito a minha liberdade de opinião, a qual, tenho a certeza, não será única!